sexta-feira, 9 de outubro de 2015

MAIOR REINADO DE TARTARUGAS É AMEAÇADO POR BELO MONTE



        A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, dentre tantos outros danos ambientais, ameaça de extinção o maior sítio de desova de quelônios da América do Sul, que são as tartarugas (Podocnemis expansa) da Amazônia.
            Todos os anos, entre os meses de setembro e novembro, quando o rio está no período de estiagem, momento em que se formam várias praias nas cabeceiras dos rios, as tartarugas aparecem para realizar a sua desova. Elas sabem que os seus ovos depositados nas praias amazônicas vão precisar de um calor forte, típico dessa época, a fim de que se possa fazer valer todo o esforço para que a vida tenha continuidade, ou seja, que se dê continuidade ao tão necessário ciclo da vida.
            E há muitos anos, uma das praias que chega a reunir milhares da espécie Podocnemis expansa, a maior tartaruga de água doce do continente Sul-americano, fica a apenas 10 quilômetros de distância do canteiro de obras de Belo Monte. A praia que se forma na cabeceira do rio, é conhecida como Tabuleiro do Embaubal, no rio Xingu, entre os municípios de Senador José Porfírio e Vitória do Xingu (80 km de Altamira).
            As tartarugas chegam a medir 70 cm de comprimento e a pesar mais de 25 kg, chegando a desovar em torno de 120 ovos, cada uma. O período de incubação é de 45 a 55 dias. Parece muito, mas essa é a condição de maior vulnerabilidade, pois são a refeição preferida para muitos animais rastejadores, pássaros, encontrando no homem, o seu maior predador. Assim, a corrida pela sobrevivência tem início, mas não se sabe quem chegará a nascer, tornando o momento da eclosão dos ovos, em que as tartaruguinhas saem correndo em disparada em direção á água do rio, um dos momentos mais espetaculares da natureza!
            Grandes balsas e outras embarcações passam pela rota onde as tartarugas inevitavelmente passam para chegar ao Tabuleiro do Embaubal. Esta região do Xingu tem sofrido muitos impactos diretos com a construção dessa obra, não indiretos como fala o EIA/Rima (Relatório de Impacto Ambiental).
            O Tabuleiro do Embaubal é formado por mais de cem ilhas no trecho final do rio Xingu e, com a inundação de áreas como a Volta Grande por conta de Belo Monte, logo a grande caminhada das tartarugas não passará de meras lembranças.
            Um dos impactos diretos sobre a área de desova das tartarugas da Amazônia é a hidrovia que liga Belém - Porto de Moz - Vitória do Xingu. Nessa hidrovia, tem-se detectado uma quantidade enorme de cascos de tartarugas destruídos pelo impacto de hélices de barcos, rebocadores e balsas gigantescas que passam na frente do Tabuleiro do Embaubal, bem na rota por onde as tartarugas têm de passar.
            Segundo especialistas, além do aumento de casos de atropelamento das tartarugas, o volume de vazamento de óleo diesel no rio Xingu tem sido identificado com frequência, provocando, em determinadas épocas do ano, uma coloração diferente no rio. E, por conta do constante trânsito nas hidrovias, e por não encontrarem lugares seguros para a desova, as tartarugas soltam os ovos em pleno rio.
            Qual será a importância dessa riqueza biológica e da biodiversidade na economia nacional e o que isso representa para a sociedade brasileira?! Quando teremos sensibilidade para compreender a complexidade e a importância das questões que envolvem o planeta, o lugar em que habitamos?!?!