quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

MATIS, MARUBO E KANAMARI EXPULSAM COORDENADOR REGIONAL DA FUNAI NO VALE DO JURUÁ EM ATALAIA DO NORTE – AMAZONAS





                                   Insatisfeitos com a atual coordenação da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, no município de Atalaia do Norte - AM, mais de 100 Parentes das etnias Matis, Marubo e Kanamari ocuparam a sede da autarquia federal, na manhã desta terça-feira (dia 19). Os indígenas chegaram a retirar forçadamente o coordenador da unidade, Bruno Pereira, e pedem a sua exoneração. 

                              Manoel Chorimpa, liderança do Movimento dos Povos Indígenas do Vale do Javari, informou que, durante toda a tarde de terça-feira, os Parentes estiveram reunidos, a fim de definir o nome para que possa ser indicado para assumir a coordenação da FUNAI no município.


                               O documento com a indicação do nome para assumir o cargo será encaminhado à sede nacional da FUNAI, em Brasília. “A insatisfação vem desde o ano passado, quando houve um conflito entre as nações Matis e Korubo. Os Matis pediram para que a FUNAI monitorasse as aldeias deles, por estarem sendo intimidados pelos Korubo, mas nada foi feito”, declarou o Parente Manoel Chorimpa. 



terça-feira, 19 de janeiro de 2016

GUARANI KAIOWÁ OCUPAM TERRA INDÍGENA TAQUARA





                    Parentes Guarani Kaiowá ocupam, desde sexta-feira, dia 15, a Terra Indígena Taquara, localizada em parte da fazenda Brasília do Sul, em Juti – MS, distante cerca de 320 quilômetros de Campo Grande – MS.

                      A Terra Indígena Taquara já foi palco de inúmeros conflitos armados, resultando na morte de muitas lideranças indígenas e onde ocorreu o emblemático assassinato da grande liderança Guarani Kaiowá, Marcos Veron, em janeiro de 2013.

                      O Ministério da Justiça já reconheceu que a Terra Taquara, onde está localizada a fazenda Brasília do Sul, é realmente Terra Indígena, motivo por que os Parentes Guarani Kaiowá aguardam a homologação da área, conforme acordado judicialmente.

                                Enquanto a homologação é oficializada, os Parentes seguem ocupando a área, que por direito lhes pertence.