quarta-feira, 17 de abril de 2013

A LENDA DO PIRARUCU



Há muito, muito tempo, desde as primeiras Canções, havia um bravo guerreiro muito orgulhoso, que vivia pintado de Urucum. Ele possuía alguns conhecimentos sobre como manipular o poder dos elementares e, por isso, era muito vaidoso, egoísta e sentia muito orgulho de seu poder. Seu nome era Urucum, que significa vermelho.
Urucum possuía um espírito muito soberbo e orgulhoso e, por isso, não atendia os conselhos que recebia dos mais idosos da tribo. Achava aqueles conselhos que recebia sobre ajudar os mais fracos e necessitados que encontrasse pelo caminho sem sentido. Cheio de muitas vontades e se mostrando o tempo todo autossuficiente, não demorou para conseguir aliados, que pensavam como ele - jovens desregrados e cegos pelo orgulho e pelo egoísmo - promovendo conflitos e desarmonia na tribo. Logo, Urucum e os seus afins receberam a pena de banimento, tendo de sobreviver na floresta adentro, fora do convívio tribal.
Urucum e os seus, por onde passavam, subjugavam violentamente os parentes mais fracos, chegando até a escravizá-los, causando um rastro de destruição e fomentando um sentimento de dor, tristeza, desgosto e indignação. Logo, reuniram-se os maiores Pajés da região e foi realizado um grande Ritual de Acerto - sob a luz do luar -, a fim de resolver aquela preocupante situação que estava a ameaçar a PAZ na floresta.
Assim, o Poder dos Elementares reagiu, provocando uma incrível formação tempestuosa, como há muito não se via, cobrindo o céu de um cinzento escuro e um forte vento chacoalhava as árvores da floresta, seguido de ruidosa trovoada com raios que riscavam o céu de ponta a ponta, espalhando o temor por toda a floresta.
Urucum, que estava pescando na beira do Igarapé juntamente com os seus, quando percebeu que o Poder dos Elementares estava a se manifestar de forma incontestável, tentou se esconder, mas não tinha pra onde fugir, mesmo assim, com seu coração endurecido, tentou correr pra dentro da floresta, mas enquanto ele corria um relâmpago fulminante acertou uma árvore próxima de Urucum, caindo em cima de sua cabeça. O corpo de Urucum foi levado pela enxurrada, com a cabeça achatada e afundou no Igarapé. Todos aqueles que estavam com Urucum vendo o que aconteceu, ficaram horrorizados e fugiram correndo espavoridos pro meio da floresta.
Como Urucum possuía o conhecimento do poder dos elementares e saqueou muitas aldeias, deixando muitos famintos, foi providenciado que ele resgataria seus maus feitos, vindo na forma de um grande e saboroso peixe avermelhado de grandes escamas e de cabeça chata. Como Pira significa peixe, passou a se chamar Pirarucu, que significa peixe vermelho.
E é este o peixe Pirarucu que habita os rios da Amazônia.


Luar



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratíssimo por seu contato!!!