sábado, 20 de abril de 2013

A LENDA DO TACACÁ


Há muito, muito tempo, Jacy (Lua) e Iassytatassú (Estrela d'alva), combinaram-se de visitar o centro da Terra. E, assim, quando foram atravessar o abismo, Caninana Tyiiba picou a face de Jacy. Jacy, sofrendo a dor da picada da Caninana, derramou suas lágrimas sobre uma plantação de Mandioca. Depois disso, o rosto de Jacy ficou marcado para sempre pelas picadas da Caninana. O que a fez chorar muito. E, foi a partir das copiosas lágrimas de Jacy, regando a plantação de Mandioca, que surgiu o tycupy (Tucupi).
O Tucupi é um líquido de cor amarelada extraído da raiz da mandioca brava. Seu preparo (ralada e espremida), guarda a forma artesanal cultivada até hoje. Deve ser cozido demoradamente antes de ser consumido, pois cru é venenoso. Ao ser fervido, deverá ser temperado com: sal, alho chicória, alfavaca e pimenta de cheiro. Oferece sabor inconfundível aos pratos com ele preparado, como o tacacá, que leva Goma, Jambu e Pimenta de Cheiro.
Goma é o amido de mandioca que fica decantado no fundo da vasilha em que se deixa o líquido extraído da mandioca para se retirar o Tucupi. O processo de produção da goma e sua utilização na culinária também são de origem indígena.
Jambu é uma planta rasteira, companheira inseparável do Tucupi. Suas folhas, quando mastigadas, provocam uma sensação de leve tremores nos lábios e, talvez por isso, muitos o apontem como afrodisíaco. Antes de ser acrescentado nos diversos pratos em que é usado, deve ser ligeiramente aferventado em água com pouco sal.
Dentre a inúmera variedade de plantas regionais da floresta Amazônica, a Pimenta de cheiro se destaca pelo perfume marcante e agradável e por sua cor ver-amarelada e brilhante. Tem formato de uma bolinha e é autêntica marca registrada da cozinha amazonense.
Tacacá é uma especialidade da culinária Amazônica. Servido numa cuia natural, o Tucupi fervente é derramado sobre a Goma feita da farinha de tapioca. Acrescenta-se uma porção generosa das folhas de Jambu e camarão seco completa o prato.
O Tacacá não é considerado uma refeição. É uma espécie de bebida ou sopa, servida em cuias e vendida pelas "tacacazeiras", geralmente ao entardecer, na esquina das principais ruas das cidades do interior do Amazonas.
Na hora de servir são misturados, na cuia: Tucupi, Goma de tapioca cozida, Jambu, camarão seco e pimenta de cheiro a gosto.

Luar



Um comentário:

Gratíssimo por seu contato!!!